Sebrae aposta no aumento do consumo nacional de mel

9 abr

Por Reginaldo Resende

Sebrae Nacional

Na última quarta-feira (07/04)   foi realizada uma reunião na sede da APACAME – Associação Paulista e Apicultores em São Paulo-SP, com representantes da Confederação Brasileira de Apicultura – CBA, Associação Brasileira de Exportadores de Mel- ABEMEL, APACAME, SEBRAE e da empresa 6P Marketing & Propaganda, para tratar dos últimos preparativos para o lançamento de uma, pioneira e inédita, Campanha de Promoção do Consumo de Mel, de iniciativa da Confederação Brasileira de Apicultura – CBA e apoio do SEBRAE e da Fundação Banco do Brasil. A campanha será lançada dia 19, na abertura do 18º Congresso Brasileiro de Apicultura.

Teaser da campanha de incentivo ao consumo de mel no Brasil

A campanha busca posicionar o mel como alimento saudável, junto à opinião pública, criando uma rede de divulgação a partir dos veículos de imprensa, visando atingir principalmente quatro públicos previamente definidos: crianças, jovens, adultos e a terceira idade ou a melhor idade. A ideia básica é desenvolver uma estratégia global de campanha que será operacionalizada local e regionalmente. Assim sendo, mediante adesão dos atores envolvidos com agronegócio de mel nos estados, serão realizados Seminários Estaduais de Lançamento da Campanha, sendo que as peças promocionais (Site da Campanha; “spot” para rádio; vinhetas para TV; “flyer”, “teaser”, “folder” e “banner promocionais”,  …) serão veiculadas localmente com as assinaturas dos parceiros em cada estado. 

Com essa Campanha pretende-se aumentar em 15% o consumo per capita de mel, passando dos atuais 128 gramas/hab./ano (IBGE/2006) para 147 gramas por habitante/ano, no primeiro ano de campanha (consumo presumido de 29,4 mil toneladas). No segundo ano, espera-se aumentar em 20% para 178 gramas por habitante/ano.  Vale lembrar que apesar desse grande aumento projetado em decorrência dos dois anos de campanha, o nosso consumo per capta de mel ainda estará em níveis muito abaixo dos países desenvolvidos que é de mais de um quilo de mel por pessoa ano.

Reunião em São Paulo para os últimos ajustes na Campanha Nacional de Insentivo ao Consumo de Mel

Deixe um comentário