Experiências Inovadoras de Mercado

7 maio

A Semana Sebrae do Agronegócio trouxe ao centro de Brasília produtores rurais que são verdadeiros casos de sucesso por conseguir entrar no mercado com soluções inovadoras. Ao todo foram oito experiências de cooperativas, associações e de produtores rurais, que mostraram a uma platéia de cerca de 200 pessoas, em dois dias de palestras, que é preciso conhecimento de mercado e inovação para poder competir com os grandes.

O gerente comercial Mário Lago representou a Cocajupe – Cooperativa de Cajucultores do Piauí na primeira palestra do bloco “Experiências Inovadoras de Mercado”. A cooperativa de 500 produtores rurais, que produz castanha de caju e amêndoas, conseguiu em 2008 uma parceria com o Empório Chiappetta. A parceria surgiu no evento promovido pelo Sebrae intitulado “Piauí Sampa”, que esse ano será realizado no período de 24 a 30 de maio, em São Paulo. Com embalagens diferenciadas, a tradição do Piauí em cajucultura e o apoio do Sebrae, os produtoes da cooperativa são motivos de orgulho para o piauiense.

Mario Lago da Cocajupe mostra os produtos da cajucultura do Piauí

O município de Não-me-toque – RS foi representado pela agroindústria JL Sprandel, do proprietário Gérsio Sprandel. O produtor começou seu empreendimento de forma bastante artesanal, aumentando aos poucos o número de abates de carne suína,  atendendo as demandas crescentes dos vizinhos. Uma visita da vigilância sanitária deu a ideia de legalização do empreendimento familiar, uma vez que já estava praticamente de acordo com as exigências sanitárias. Em um discurso emocionado, Sprandel agradeceu a atuação do Sebrae. “Hoje eu não sou mais apenas um pequeno produtor rural, sou um empresário.”

Saiba Mais: Produtor revela como deixou a informalidade para virar empresário

Gérsio Sprandel - Proprietário da agroindústria familiar JL Sprandel

A terceira experiência foi de superação e de capacidade de se adaptar. Um grupo de produtores de café decidiu migrar para a produção de acerola. Vinte anos depois já tem certificação internacional, exporta e é a principal fornecedora de acerola para a Kibon. Osvaldo Dias, presidente da Associação de Produtores de Junqueirópolis (SP) acreditou na capacitação dos produtores, com a ajuda do Sebrae, e hoje toda a produção é comercializada. A maior parte dos produtos é exportada, mas a associação também vende para o PAA e Merenda Escolar. As intensas chuvas em São Paulo esse ano e a crise econômica de 2009 trouxeram prejuízos aos produtores, mas a projeção para 2012 é que sejam produzidas 5.000 toneladas de acerola.

Osvaldo Dias - Presidente da Associação de Produtores de Junqueirópolis (SP)

A mandiocultura de pequeno porte mostrou sua força com a empresa Farinha dos Anjos. A empresa do produtor Jânio dos Anjos se aperfeiçoou e atingiu o mercado com a ajuda dos Sebrae. Em sua apresentação, Jânio mostrou a evolução da casa de farinha. Segundo ele, após o projeto do Sebrae houve um aumento na produção e comercialização da farinha. Antes a comercialização era feita por meio de atravessadores. 

Saiba Mais: Empresa potiguar investe em capacitação e lidera mercado.

Jânio dos Anjos - Produtor e proprietário da casa de farinha "Farinha dos anjos"

No próximo post veremos mais 4 experiências inovadoras de mercado.

Edson Lima – Sebrae Nacional

Deixe um comentário