“As hortaliças correspondem a 12,4% do PIB do Brasil. O setor merece mais respeito”. Com essa frase o presidente da Associação Brasileira de Horticultura, Paulo Cesar de Tavares de Melo, abriu o painel “Inovação no Agronegócio” no dia 05 de maio, na Semana Sebrae do Agronegócio, em Brasília. Com a palestra “O desafio da inovação na horticultura”, Tavares Neto explanou sobre a importância da inovação tecnológica na horticultura. Fotos de máquinas agrícolas que aumentam a produtividade e que não tiram o emprego dos trabalhadores rurais foram mostradas nos telões do auditório. “Nos últimos dez anos a produção de hortaliças no país aumentou 33 % enquanto a área foi reduzida em 5 % e a produtividade incrementou 38 %”, afirmou Tavares Neto.
O consumo de hortaliças pelo brasileiro é muito inferior ao recomendado pela Organização Mundial da Saúde – OMS, porém, a preocupação crescente com a alimentação saudável trás oportunidades de negócios para o setor. Segundo Tavares Neto, o consumidor quer ser surpreendido com novos produtos, e o setor de horticultura vem inovando com produtos diferenciados, como os Mix Baby Leafs e os comerciais cinematográficos da Hortifruti.
Segundo Newman Costa, coordenadora nacional da carteira de horticultura do Sebrae, Baby Leafs são hortaliças colhidas antes do tempo para a confecção de um mix de produtos em miniatura. “O mix de Baby Leaf Já é muito utilizado por chefs franceses e é uma febre no mercado americano” afirma Newman.
Para Tavares Neto, o Sebrae tem o papel de orientar os produtores de horticultura para se juntar em associações para melhor comercializar seus produtos.
Edson Lima – Sebrae Nacional
Deixe um comentário