Presidente da ABH fala de inovação na Semana Sebrae do Agronegócio

10 maio

“As hortaliças correspondem a 12,4% do PIB do Brasil. O setor merece mais respeito”. Com essa frase o presidente da Associação Brasileira de Horticultura, Paulo Cesar de Tavares de Melo, abriu o painel “Inovação no Agronegócio” no dia 05 de maio, na Semana Sebrae do Agronegócio, em Brasília. Com a palestra “O desafio da inovação na horticultura”, Tavares Neto explanou sobre a importância da inovação tecnológica na horticultura. Fotos de máquinas agrícolas que aumentam a produtividade e que não tiram o emprego dos trabalhadores rurais foram mostradas nos telões do auditório. “Nos últimos dez anos a produção de hortaliças no país aumentou 33 % enquanto a área foi reduzida em 5 % e a produtividade incrementou 38 %”, afirmou Tavares Neto.

O consumo de hortaliças pelo brasileiro é muito inferior ao recomendado pela Organização Mundial da Saúde – OMS, porém, a preocupação crescente com a alimentação saudável trás oportunidades de negócios para o setor. Segundo Tavares Neto, o consumidor quer ser surpreendido com novos produtos, e o setor de horticultura vem inovando com produtos diferenciados, como os Mix Baby Leafs e os comerciais cinematográficos da Hortifruti.

Segundo Newman Costa, coordenadora nacional da carteira de horticultura do Sebrae, Baby Leafs são hortaliças colhidas antes do tempo para a confecção de um mix de produtos em miniatura. “O mix de Baby Leaf Já é muito utilizado por chefs franceses e é uma febre no mercado americano” afirma Newman.

Para Tavares Neto, o Sebrae tem o papel de orientar os produtores de horticultura para se juntar em associações para melhor comercializar seus produtos.

Presidente da Associação Brasileira de Horticultura, Paulo Cesar Tavares Neto mostrou as inovações do setor na Semana Sebrae do Agronegócio

Edson Lima – Sebrae Nacional

Deixe um comentário